As 10 Melhores Dicas Para Cuidar de um Bebê Recém-Nascido

As 10 Melhores Dicas Para Cuidar de um Bebê Recém-Nascido

Parabéns à nova mamãe!

Bem, você lidou com os desconfortos de nove meses de gravidez e passou com sucesso pela excitação do trabalho de parto e parto, e agora uma nova vida está à sua frente. A alegria e felicidade de trazer uma vida a este mundo não pode ser descrita em palavras.

Com um recém-nascido vem uma série de responsabilidades e pode causar algum nervosismo para a maioria das novas mamães, especialmente aquelas que não passaram muito tempo com recém-nascidos. Na verdade, muitos pais novos sentem-se despreparados quando chega a hora de trazer seu novo bebê para casa do hospital.

É importante obter ajuda durante esse período. Enquanto estiver no hospital, fale com os especialistas à sua volta e ouça sugestões de familiares e amigos.

Há muitas coisas importantes para manter em mente enquanto cuida do seu bebê recém-nascido. Essas dicas e sugestões tornarão a nova missão um pouco mais fácil.

como cuidar do bebê recém nascido

Conheça agora as 10 melhores dicas para cuidar de um bebê recém-nascido.

1. Segure seu bebê com cuidado

Os recém-nascidos têm pescoços muito flexíveis, pois os músculos não se desenvolveram adequadamente. Os músculos começam a se desenvolver nos primeiros meses, mas até então os pais devem sempre se certificar de apoiar totalmente o pescoço do bebê.

O apoio adequado impedirá que a cabeça se mova de maneira descontrolada, o que poderia danificar o cérebro do bebê. Apoiar a cabeça e o pescoço também tornará mais fácil para você segurar o bebê, e seu bebê seria menos propenso a “saltar” dos braços.

Apoie sempre a cabeça e o pescoço do bebé com as mãos quando o segurar. Tente embalar a cabeça ao carregar seu bebê. Além disso, apoie a cabeça do seu bebê ao carregá-lo na posição vertical e quando você colocá-lo para baixo.

2. Ajude o seu bebê a trancar durante a amamentação

A decisão de amamentar seu bebê é um dos melhores presentes que você pode dar ao seu recém-nascido . O leite materno tem muitos benefícios para a saúde, incluindo o fortalecimento da imunidade do seu bebê.

Quando se trata de amamentação, uma boa trava é muito importante, pois a trava incorreta pode causar desconforto nos seios. Um bom fecho significa que a boca do bebê cobre o mamilo e a aréola. Dessa forma, a boca, a língua e os lábios do bebê irão massagear o leite de suas glândulas mamárias.

Para obter uma boa trava, segure seu bebê de frente para seus seios e faça cócegas no lábio do bebê com o mamilo para abrir bem a boca. Quando a boca estiver bem aberta, leve o bebê para a frente em direção ao peito. Mantenha um aperto no peito até que o bebê tenha uma boa firmeza e esteja amamentando bem.

Deixe seu bebê amamentar de ambos os seios, pelo menos 10 minutos de cada lado.

3. Não se esqueça de fazer seu bebê arrotar

O ar que seu bebê toma durante a amamentação pode interferir na digestão do seu bebê. Isso pode deixar seu bebê desconfortável e até mesmo levar à cólica.

Por isso, é importante fazer o seu bebê arrotar para libertar o sistema de excesso de ar. Este truque simples irá manter os problemas de estômago do seu bebê na baía.

Quando se trata de arrotos, as posições verticais geralmente funcionam de forma mais eficaz.

  1. Coloque o recém-nascido sentado, voltado para a frente no colo.
  2. Apoie seu bebê com uma mão na frente do bebê e incline-o ligeiramente para frente.
  3. Gentilmente dê um tapinha nas costas do bebê para liberar o ar da barriga.
  4. Ouça o leve som arroto.

Você também pode colocar o bebê de pé em seu ombro e gentilmente acariciar suas costas.

4. Dê apenas banhos de esponja no começo

É muito importante dar banhos de esponja aos recém-nascidos até que o cordão umbilical restante caia.

Lembre-se sempre, quando o cordão umbilical é mantido seco, ele cai mais rápido. Isso pode levar de 2 a 3 semanas. Mesmo que o cordão umbilical fique molhado, seque-o.

Ao dar ao seu bebê um banho de esponja, sempre use água morna e evite esfregar a pele delicada do bebê com muita força. Tenha em mente que os recém-nascidos não ficam muito sujos.

Depois que o coto do cordão umbilical cair, você poderá dar um banho de verdade no seu bebê. Banhar seu bebê um par de vezes por semana é bom durante o primeiro ano.

5. Faça o bebê dormir nas costas

Mesmo que seja para um cochilo curto durante o dia, coloque seu bebê de costas. Esta é a posição de dormir mais segura para um bebê saudável.

Esta posição de sono, recomendada pela Academia Americana de Pediatria, reduz o risco de síndrome da morte súbita infantil, também chamada de morte do berço.

Certifique-se de que o rosto e a cabeça do bebê permaneçam descobertos durante o sono. Mantenha cobertores e outras coberturas longe da boca e do nariz do bebê. É melhor que você tenha o hábito de vestir seu bebê em roupas adequadas para dormir, para que não haja necessidade de usar cobertores ou outros cobertores.

Se você colocar um cobertor em seu bebê dormindo, certifique-se de que os pés do bebê estejam no fundo do berço e o cobertor não esteja mais alto do que o peito do bebê. Mantenha o cobertor dobrado em volta do colchão do berço para que ele não deslize para o rosto do bebê.

6. Atenção com a troca de fralda

Embora a troca de fraldas possa ser confusa e fedorenta, às vezes, é um dever que você deve levar a sério.

Uma fralda molhada ou estragada pode tornar seu bebê propenso a infecções , bem como erupções cutâneas com coceira e coceira dolorosas. Portanto, você precisa verificar a fralda do seu bebê de vez em quando.

Troque a fralda do seu bebê com frequência e o mais rápido possível após os movimentos intestinais. Antes de colocar uma nova fralda, limpe a pele completamente e aplique um creme de barreira. Isso funcionará como uma barreira contra a umidade.

Se possível, permita que seu bebê fique sem fralda de vez em quando. Isso dá à pele a chance de respirar e expirar.

Nota: Antes de trocar as fraldas do seu bebê, certifique-se de ter todos os suprimentos ao seu alcance, para não ter que deixar seu bebê sozinho no trocador.

7. Mantenha o desinfetante para as mãos à mão

Os recém-nascidos têm um sistema imunológico fraco e são muito suscetíveis a infecções. Sendo pai, você precisa proteger seu recém-nascido de infecções, mantendo uma boa higiene.

Como você está quase constantemente tocando seu bebê, você precisa manter as mãos completamente limpas. Lave sempre as mãos antes de manusear o bebê e, especialmente, depois de trocar uma fralda suja.

Na verdade, se o seu bebê começar a chorar e você não tiver tempo de lavar as mãos antes de acalmar o bebê, você pode usar um desinfetante para as mãos. Por isso, é altamente recomendável manter um desinfetante de mãos à mão. Certifique-se que é livre de álcool, no entanto.

Além disso, certifique-se de que todos que lidam com seu bebê tenham mãos limpas. Ao mesmo tempo, não permita que ninguém beije a bochecha do seu bebê.

Ensine os irmãos mais velhos a tocar os pés do bebê em vez das mãos e do rosto, o que ajudará a evitar a disseminação da infecção.

8. Dê massagens no corpo inteiro

A massagem é importante para o seu bebê recém-nascido. Ele irá melhorar a qualidade do sono do seu bebê, bem como promover o relaxamento e fortalecer o sistema imunológico.

Massagem suave ainda incentiva o desenvolvimento de flexibilidade e coordenação e melhora o fluxo de oxigênio e nutrientes para as células.

Além disso, fortalecerá o vínculo entre você e seu bebê, que desempenha um papel fundamental na formação da base da comunicação aberta e amorosa.

Dê ao seu bebê uma massagem de corpo inteiro 2 ou 3 vezes ao dia. Massagem do bebê é calmante e pode durar confortavelmente 10 a 30 minutos. No entanto, você deve esperar para começar a massagear até que o cordão umbilical caia.

Se possível, exponha seu bebê à luz do sol matinal após uma massagem, já que os raios solares contêm vitamina D, que é altamente benéfica para o desenvolvimento dos ossos.

9. Aplique Hidratante Frequentemente

Inicialmente após o nascimento, a pele do bebê será macia, suave e sedosa. Mas a pele da maioria dos bebês fica seca e escamosa em pouco tempo.

A pele fica seca por estar exposta ao ar após permanecer embebida em líquido no útero por nove meses.

Você não precisa fazer nada sobre a pele seca do seu bebê, pois ele cura com o tempo. No entanto, para reduzir o desconforto, você pode aplicar uma loção hipoalergênica para bebês sem fragrância. Você pode pedir ao seu pediatra para recomendar uma loção para o seu bebê.

Aplique a loção algumas vezes por dia.

10. Nunca agite um recém-nascido

Seja extremamente cuidadoso para não sacudir seu recém-nascido, enquanto estiver brincando ou até mesmo acordar seu bebê do sono. Tremendo que é áspero pode causar sangramento no cérebro e até a morte.

Se você precisar acordar seu bebê, não o sacuda. Lembre-se de que seu recém-nascido não está pronto para brincadeiras ou manuseios brutos. Tente fazer cócegas nos pés do seu bebê ou sopre suavemente na bochecha.

Para evitar agitação excessiva, certifique-se sempre de que o seu bebé está bem preso ao suporte, carrinho ou cadeirinha.

Mesmo quando estiver segurando seu bebê, certifique-se de que você não o esteja fazendo com muita força, o que pode inibir a capacidade do bebê de respirar corretamente.

Dicas Adicionais

  • É normal que o coto do cordão umbilical mude de amarelo para preto, por isso não entre em pânico se notar isso.
  • Consulte um médico se você sentir um cheiro ruim ou ver qualquer corrimento do cordão umbilical.
  • Peça a uma pessoa de apoio que fique com você nos primeiros dias após o parto. Isso pode lhe dar a confiança de que você precisa nesse momento crucial.
  • Coloque lembretes em seu calendário das vacinas que seu bebê precisa e quando.
  • Sempre coloque seu bebê para dormir em um colchão firme, como em um berço aprovado pela segurança.
  • Remova a roupa de cama macia, fofa e solta, bem como brinquedos de pelúcia da área de sono do seu bebê.
  • Não permita fumar perto do seu bebê.
  • É melhor alimentar seu bebê a cada duas horas.
  • Inicialmente seu bebê vai dormir pelo menos 16 horas todos os dias. Mas não espere que seu bebê durma a noite inteira. Seu bebê vai acordar freqüentemente para alimentação.
  • Abraços e beijos, embalando e gentilmente acariciando, ajudam seu bebê a se relacionar com você.

 

Home

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.000webhost.com