Quanto Tempo o Leite Materno Pode Ficar Armazenado?

Quanto Tempo o Leite Materno Pode Ficar Armazenado?

Se você está bombeando o leite materno para o seu bebê, você pode estar se perguntando, quanto tempo o leite materno pode ficar de fora? E como eu guardo isso?

Primeiro de tudo, bom para você! A amamentação nem sempre é fácil , mas você está se certificando de que o bebê esteja recebendo a melhor comida mesmo quando estiver fora. Neste post, vamos descompactar quanto tempo o leite materno pode ficar de fora, além de responder algumas perguntas sobre armazenamento de leite materno.

quanto tempo o leite materno pode ser armazenado

Dicas para bombear e armazenar o leite materno

Se você está bombeando o leite materno para o bebê, existem algumas orientações que facilitarão a vida e garantirão a segurança do leite.

  • Lave as mãos antes de bombear.
  • Use recipientes que foram devidamente higienizados com água morna e sabão.
  • Guarde o leite em quantidades de 200 ml a 700 ml (ou o que você sabe que seu filho vai terminar em uma alimentação).
  • Deixe uma polegada ou mais de espaço no topo para expansão se colocar no freezer.
  • Data de cada contêiner.
  • Congele ou refrigere o mais rápido possível. Se um refrigerador não estiver disponível, um refrigerador isolado é a melhor escolha a seguir.

O leite materno restante pode ser servido?

O problema potencial em servir o leite restante é que as bactérias da boca do bebê podem entrar na garrafa e contaminar o leite, por isso é melhor evitar a sobra de alimentos, se possível.

No entanto, muitas mães têm problemas com esta resposta, uma vez que o leite materno é como o ouro líquido, e desperdiçar até mesmo uma pequena quantidade é devastador para uma mãe que está bombeando. Muitas fontes dizem que, apesar da possibilidade de crescimento de bactérias, é seguro alimentar o leite materno restante.

Um estudo  descobriu que um pouco de leite materno que foi refrigerado por 8 dias teve menos bactérias do que quando foi expresso. Isso ocorre porque o leite materno contém células vivas e anticorpos que ajudam a combater bactérias ruins.

O leite materno pode permanecer com segurança à temperatura ambiente por 6 a 8 horas e não precisa ser descartado se a primeira tentativa de alimentação estiver incompleta. Em contraste, a fórmula deve ser refrigerada e descartada após a primeira tentativa de alimentação, pois não contém anticorpos ou fatores de proteção contra infecção.

Portanto, uma boa regra é evitar a alimentação das sobras, armazenando o leite materno em quantidades menores. Se você alimentar o leite materno restante, ofereça-o em poucas horas após o último alimento, de preferência (possivelmente até 6 a 8 horas depois).

Por quanto tempo o leite materno pode ficar de fora?

É sempre melhor refrigerar ou congelar o leite imediatamente, mas e se você estiver no trabalho? Ou se você esqueceu de uma garrafa no balcão? Felizmente, o leite materno é um alimento vivo que pode resistir a ficar de fora por um período de tempo relativamente longo.

Leite fresco

Leite recém-expresso pode ser armazenado à temperatura ambiente por 6 a 8 horas. Se a sala é particularmente quente, por 4 horas.

Refrigerador isolado

Leite recém-expresso pode ser armazenado em um refrigerador isolado com gelo por 24 horas.

Geladeira

O leite fresco pode ser armazenado na parte de trás do refrigerador por 3 a 8 dias (supondo que ele tenha sido coletado da forma mais cuidadosa possível). Idealmente, deve ser usado ou congelado dentro de 3 dias. Leite descongelado pode ficar na geladeira por 24 horas. Não recongele.

Congelador

O leite materno fresco deve ser armazenado na parte de trás, longe da porta, e deve ser usado dentro de 6 meses.

Freezer

O leite fresco pode ser armazenado em freezer por 6 a 12 meses.

Descongelamento e aquecimento de leite congelado

A melhor maneira de descongelar o leite materno congelado é gradualmente na geladeira. Se isso não for uma opção, coloque a garrafa de leite congelado em água morna (ou segure-a embaixo da torneira). Aumente a temperatura da água lentamente até que o leite não esteja mais frio (mas não quente).

Nunca use o microondas para o leite materno!

O microondas pode causar pontos quentes no leite que podem ser muito perigosos para a boca sensível do bebê. O micro-ondas também pode destruir alguns dos anticorpos do leite. Quem quer isso ?

Tenha em mente que uma vez que o leite é refrigerado ou congelado, ele perde alguns de seus antioxidantes e habilidades de combate às bactérias. Ainda é a melhor comida para o bebê, mas não durará tanto quanto o leite fresco.

Considerações finais sobre o armazenamento de leite materno

O leite humano é incrível. Ele pode ficar de fora por muito mais tempo do que qualquer outro alimento e ainda estar seguro. Pode ser congelado e ainda ser nutritivo. Que tipo de comida maravilhosa é essa ? Ah, claro – a comida perfeita da natureza para o bebê, que vem do seu corpo incrível, mamãe!

Então, da próxima vez que você deixar um pouco de leite materno acidentalmente, provavelmente não precisará jogá-lo fora. Considerando quanto tempo e energia são necessários para bombear esse precioso ouro líquido, isso é formidável!

 

Home

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

www.000webhost.com